Os principais tópicos incluídos no programa do Workshop são: o papel das organizações estudantis; o impacto na sociedade dos processos de transformação que ocorrem com o destaque dos estudantes universitários; a formação de valores em jovens universitários; a visão do trabalho da Federação Estudantil Universitária Cubana a partir de sua contribuição ao compromisso dos atores da comunidade universitária, bem como a participação das organizações estudantis nos processos de formação dos profissionais universitários diante dos desafios de 2030 Agenda.

Tema central: “As organizações sindicais e sindicais na articulação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Universidade”.

Tópicos específicos:

Contribuição da União para garantir ambientes democráticos de aprendizagem para o desenvolvimento sustentável da Universidade e da Agenda 2030.

Implementação de ações sindicais que contribuam para o progresso científico, adotando posicionamentos que respondam à Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Universidade.

As transformações das organizações sindicais e sindicais temperadas com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Universidade.

O Direito do Trabalho como eixo estratégico na relevância da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Universidade.

Eixos temáticos da III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe.

  • A preservação da democracia universitária em que todos os fatores participem de sua gestão, garantindo o pleno cumprimento de suas funções, bem como a atenção aos direitos de seus trabalhadores e alunos.
  • A Educação Superior como bem público social, direito humano fundamental e universal, bem como garantia essencial para o desenvolvimento sustentável.

Relação dos objetivos do workshop com as Diretrizes da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução para o período 2020-2025.

132. Aperfeiçoar as condições organizacionais, jurídicas e institucionais para estabelecer formas de organização econômica que garantam a combinação da pesquisa científica com a inovação tecnológica, o desenvolvimento rápido e eficaz de novos produtos e serviços. Estenda esses conceitos à atividade científica das universidades.

133. Sustentar e desenvolver pesquisas abrangentes para proteger, conservar e reabilitar o meio ambiente e adaptar a política ambiental às novas projeções do meio ambiente econômico e social.

139. Definir e promover novas formas de estimular a criatividade dos grupos de trabalho de base e fortalecer sua participação na solução dos problemas tecnológicos de produção e serviços.

15. Atualizar os programas de treinamento e pesquisa das universidades de acordo com as necessidades de desenvolvimento econômico e social do país e as novas tecnologias.

Tema central:  “A formação de profissionais competentes numa perspectiva inclusiva e equitativa, para o desenvolvimento sustentável”.

Os principais temas que serão abordados no Workshop visam a formação de profissionais competentes e inovadores, formação permanente na atenção à diversidade e inclusão, ao longo da vida, alternativas pedagógicas e didáticas no âmbito da sociedade. Conhecimento, propostas de internacionalização do o currículo na formação profissional, as metodologias de ensino e aprendizagem universitárias (e-learning, b-learning) e a perspetiva ética na formação dos profissionais do ensino superior.

Tema central: “A formação universitária de professores como potencial transformador e compromisso social para o Desenvolvimento Sustentável”. 

Tópicos específicos:

A formação integral do profissional da educação para o desenvolvimento sustentável.

Compromisso social.

Formação contínua de professores. Orientação e motivação pedagógica profissional.

Por uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade com oportunidades de aprendizagem para todos desde a formação de formadores.

Gestão da ciência, tecnologia, pesquisa e inovação na formação universitária de profissionais da educação.

Currículo de formação de professores para uma educação de qualidade.

Tema central: “Formação de recursos humanos e transformações no setor saúde”. 

Tópicos específicos:

Papel da educação médica diante das transformações do Sistema Único de Saúde.

Educação médica, internacionalização e integração dos povos.

Gestão e processos em saúde como resposta ao desenvolvimento sustentável.

A academia, um recurso eficaz para elevar a qualidade científica e a preparação profissional. Avaliação e acreditação.

Tendências e desafios do desenho curricular em ciências médicas.

Ensino integrado.

Tecnologia da informação e comunicações.

Aprendizagem em cenários reais.

Educação interdisciplinar e prática interprofissional em saúde.

Treinamento para o emprego.

Formação contínua.

Educação de ciclo curto.

Tema central: “Atualidades, desafios e perspectivas da Didática das Ciências Básicas, Engenharia e Arquitetura no contexto da Agenda 2030”. 

Tópicos específicos:

  • Tendências e desafios curriculares na formação de engenheiros e arquitetos no contexto da Agenda 2030.
  • A Didática na formação do engenheiro e do arquiteto. Experiências e resultados para o alcance do desenvolvimento sustentável.
  • A integração das TIC no processo de ensino-aprendizagem das Ciências Básicas, Engenharia e Arquitetura. Novos ambientes de aprendizagem.
  • A investigação, a inovação e o empreendedorismo como promotores do desenvolvimento humano, social e económico na formação de profissionais de engenharia e arquitectura.
  • A formação permanente do professor de Engenharia e Arquitetura. Experiências e resultados.
Far far away, behind the word mountains, far from the countries Vokalia and Consonantia, there live the blind texts. Separated they live in Bookmarksgrove right at the coast

PROGRAMAÇÃO CONGRESSO UNIVERSIDAD