
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO CIDU 2022
As pessoas que desejem juntar-se a nós e participar no congresso podem fazê-lo com as suas contribuições quer sob a forma de “palestras” (“comunicações” na terminologia europeia) ou “simpósios auto-organizados”. Cada uma dessas modalidades deve atender às condições indicadas no site do Congresso.
Os temas que podem ser abordados nessas contribuições abrangem todo o conjunto de questões que cercam o mundo do ensino universitário. O tema central deste CIDU 2022 é a carreira acadêmica dos docentes, mas junto com ela se abrem outras questões que sempre receberam a atenção de nossos congressos. Na verdade, o que buscamos é que cada professor ou pesquisador possa compartilhar seus trabalhos e experiências com seus colegas participantes do congresso.
Este é o tema central do CIDU 2022 e tanto as Conferências Centrais quanto as Mesas Redondas irão tratar dele. E sobre isso esperamos que muitos professores contem suas pesquisas e experiências seja do ponto de vista organizacional, como salário, credenciamento e promoção pessoal; também no que diz respeito à construção da identidade docente, liderança ou qualidade do ensino. E será importante que as contribuições nos permitam identificar as peculiaridades diferenciais do contexto ibero-americano nesta área.
Esta questão também faz parte do tema central deste CIDU. Governança e liderança são aspectos fundamentais para o funcionamento institucional e gestão de talentos de seus membros. Busca analisar governança e liderança como uma abordagem sistêmica e complexa que leva em conta o desempenho institucional tanto fora da instituição (a construção de um sistema de redes e alianças que enriquecem a formação dos alunos) quanto dentro (liderança). , gestão curricular, gestão de pessoal, sistemas de apoio ao estudante, políticas de qualidade, etc.).
ste é um dos temas constantes no CIDU. Faz parte de uma leitura democrática e moderna do Ensino Superior. Interessa analisar todos os aspectos que afetam a equidade e a inclusão nesta etapa educacional: desenho universal, ensino diferenciado, integração educacional, equidade e qualidade, critérios de acesso, inclusão e exclusão, riscos de exclusão e justiça social para ampliar a visão sobre inclusão educacional .
As políticas de qualidade atuam tanto como sistema de controle e pressão externa sobre as instituições acadêmicas e seus funcionários, quanto como mecanismo interno que possibilita dinâmicas inovadoras e ajustes decorrentes da autoavaliação. Este tópico inclui contribuições sobre a definição de qualidade, suas dimensões, os padrões para garanti-la e sua importância para a inovação. Analisa-se o papel das agências acreditadoras na avaliação dos processos institucionais para a determinação do nível de qualidade e a importância da elaboração de planos de melhoria contínua que devem derivar desses processos de avaliação.
O tema abrange desde o projeto pedagógico curricular até a estruturação dos cursos e dinâmicas de formação que são desenvolvidas nas instituições de Ensino Superior. Para além do trabalho individual de cada professor, são as instituições que criam o ambiente de aprendizagem que acompanhará os alunos durante todo o período de formação. O interessante, neste momento, é que já existem muitas experiências de inovações curriculares e pesquisas que será um prazer conhecer.
Se a gestão do currículo é a grande contribuição das instituições para a formação dos alunos, as inovações dos professores ficam como contribuição do corpo docente. Boa parte das experiências atrativas que estão ocorrendo nas instituições de ensino se enquadram nesta linha: aprendizagem cooperativa, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em jogos, aprendizagem baseada em serviços, mentoring e coaching como atividades de treinamento, preparação de didática inovadora, etc.
Especial atenção merece esta linha temática por se ter tornado condição básica para passar do habitual individualismo dos professores à colegialidade e às comunidades docentes. Pesquisas e experiências que possam compartilhar dados sobre feedback de pares, comunidades de aprendizagem, colaboração e/ou resolução coletiva de problemas, pesquisa colaborativa, benchmarking, reflexão conjunta e trabalho interdisciplinar se enquadram nesta linha temática. Da mesma forma, incentiva-se a análise de experiências com o uso de plataformas como LinkedIn e outras na criação e fortalecimento de redes profissionais.
A atenção às tecnologias educacionais sempre esteve presente nos CIDUs, mas o interesse por elas só cresceu na medida em que possibilitaram novas formas de desenvolver processos de ensino e aprendizagem ao longo do período de pandemia. Nesta linha temática há espaço para estudos e sistematização de experiências sobre inovações tecnológicas e respostas educacionais pensadas com tecnologia: sala de aula invertida, gamificação ou gamificação, aprendizagem colaborativa e aberta, aprendizagem móvel e ubíqua, inteligência artificial e Big Data, pensamento computacional, aprendizagem online educação, entre outros de orientação semelhante.
O CIDU não poderia deixar de refletir sobre o significado da educação e o papel profissional do professor. Esta linha temática inclui estudos e reflexões sobre o significado social da educação, práxis educativa, identidade docente, códigos éticos nas profissões do campo educacional, responsabilidade social, compromissos, atitudes, deveres e valores.
A pandemia e o sofrimento que ela causou colocaram a saúde no centro de todos os olhos. Saúde não apenas como ausência de doença, mas também como bem-estar e satisfação, ou seja, saúde física e emocional. Nessa linha, encontram espaço pesquisas e reflexões sobre as condições de trabalho docente, acesso a planos ou seguros de saúde e sua correlação com o bem-estar da comunidade educativa e a melhoria do ensino.