Networks da Conferência

1.1 Práticas de inclusão em contextos formais e não formais de educação

1. Inclusão e processos participativos
2. Intervenção comunitária, inclusão e emancipação
3. Inclusão e aprendizagens em contextos de educação e formação
 

Coordenadores:

Ana Paula Caetano, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Carolina Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Paula Guimarães, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

1.2 Melhorar a aprendizagem em sociedades tecnologicamente avançadas

1. Transformação digital na Educação
2. Literacia STEAM para a aprendizagem
3. Tecnologias educativas e melhoria do ensino-aprendizagem
 

Coordenadores:

Mónica Baptista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Ana Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Neuza Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

2.1 Regulação da educação, autonomia e accountability

1. Performance-based accountability na educação
2. Políticas locais de educação e autonomia da escola
3. Regulação da educação: novos atores, contextos e instrumentos
 

Coordenadores:

Estela Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Luísa Cerdeira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Marta Almeida, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Sofia Viseu, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

2.2 Modelos de formação e desenvolvimento profissional na educação

1. Desenvolvimento profissional e parcerias em educação
2. Modelos inovadores de desenvolvimento profissional de professores
3. Desenvolvimento profissional e inovação educativa
4. Desenvolvimento profissional para a diversidade e inclusão
 

Coordenadores:

Maria João Mogarro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Ana Cláudia Henriques, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Ana Sofia Pinho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Luís Tinoca, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Joaquim Pintassilgo (Coordenador), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Ana Luísa Rodrigues, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Ana Sofia Freire, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Benedita Portugal e Melo, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Cláudia Faria, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Hélia Oliveira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

João Piedade, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

Amélia Lopes, Universidade do Porto

Ana Amélia Carvalho, Universidade de Coimbra

Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora

António Magalhães, Universidade do Porto

Cecília Galvão, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Danila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Diana Bannister, Institute of Education, University of Wolverhampton

Feliciano Veiga, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Fernando García, Universidade de Valência

Fernando Ramos, Universidade de Aveiro

Graça Carvalho, Universidade do Minho

Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro

Isabel Menezes, Universidade do Porto

Jari Lavonen, University of Helsinki

João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Jorge Adelino da Costa, Universidade de Aveiro

Jorge Ramos do Ó, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Justino Magalhães, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leandro Almeida, Universidade do Minho

Licínio Lima, Universidade do Minho

Luís Miguel Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Marcela Milana, University of Verona

Marcos Onofre, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

Maria Alessandra Mariotti, University of Siena

Mariana Gaio Alves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Natália Alves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Pedro Reis, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Salvador Llinares, Universidade de Alicante

Thomas Popkewitz, Wisconsin-Madison University