
Networks da Conferência
1.1 Práticas de inclusão em contextos formais e não formais de educação
1. Inclusão e processos participativos
2. Intervenção comunitária, inclusão e emancipação
3. Inclusão e aprendizagens em contextos de educação e formação
Coordenadores:
Ana Paula Caetano, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Carmen Cavaco, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Carolina Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Paula Guimarães, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
1.2 Melhorar a aprendizagem em sociedades tecnologicamente avançadas
1. Transformação digital na Educação
2. Literacia STEAM para a aprendizagem
3. Tecnologias educativas e melhoria do ensino-aprendizagem
Coordenadores:
Mónica Baptista, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Ana Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Neuza Pedro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2.1 Regulação da educação, autonomia e accountability
1. Performance-based accountability na educação
2. Políticas locais de educação e autonomia da escola
3. Regulação da educação: novos atores, contextos e instrumentos
Coordenadores:
Estela Costa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Luísa Cerdeira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Marta Almeida, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Sofia Viseu, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2.2 Modelos de formação e desenvolvimento profissional na educação
1. Desenvolvimento profissional e parcerias em educação
2. Modelos inovadores de desenvolvimento profissional de professores
3. Desenvolvimento profissional e inovação educativa
4. Desenvolvimento profissional para a diversidade e inclusão
Coordenadores:
Maria João Mogarro, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Coordenação)
Ana Cláudia Henriques, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Ana Sofia Pinho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Luís Tinoca, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
COMISSÃO ORGANIZADORA
Joaquim Pintassilgo (Coordenador), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Ana Luísa Rodrigues, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Ana Sofia Freire, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Benedita Portugal e Melo, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Cláudia Faria, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Hélia Oliveira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
João Piedade, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
COMISSÃO CIENTÍFICA
Amélia Lopes, Universidade do Porto
Ana Amélia Carvalho, Universidade de Coimbra
Ana Paula Canavarro, Universidade de Évora
António Magalhães, Universidade do Porto
Cecília Galvão, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Danila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Diana Bannister, Institute of Education, University of Wolverhampton
Feliciano Veiga, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Fernando García, Universidade de Valência
Fernando Ramos, Universidade de Aveiro
Graça Carvalho, Universidade do Minho
Helena Araújo e Sá, Universidade de Aveiro
Isabel Menezes, Universidade do Porto
Jari Lavonen, University of Helsinki
João Pedro da Ponte, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Jorge Adelino da Costa, Universidade de Aveiro
Jorge Ramos do Ó, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Justino Magalhães, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Leandro Almeida, Universidade do Minho
Licínio Lima, Universidade do Minho
Luís Miguel Carvalho, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Marcela Milana, University of Verona
Marcos Onofre, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Maria Alessandra Mariotti, University of Siena
Mariana Gaio Alves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Natália Alves, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Pedro Reis, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Salvador Llinares, Universidade de Alicante
Thomas Popkewitz, Wisconsin-Madison University