IX CONVENÇÃO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DA TERRA
“Geociências a serviço da sociedade e do desenvolvimento”

TRABALHOS ACADEMICOS

DATAS IMPORTANTES

Recepção de resumos até 10 de fevereiro de 2021

Recebimento de Obras para Memórias até 1º de março de 2021

FORMATO DE RESUMOS E TRABALHOS

Resumos 

O título deve ser informativo e breve, indicando qual é o ponto central da apresentação, deve constituir o menor resumo do texto, não deve ultrapassar três linhas .

O texto deve refletir a ideia fundamental da contribuição e ir direto ao assunto a ser apresentado, sintetizando as conclusões mais importantes do trabalho e que serão enfatizadas na apresentação, apresentando de forma clara os resultados do trabalho. 

Os resumos devem ser entregues em formato digital. Resumos não serão aceitos por outros meios. O título do arquivo digital deve conter seu nome e dois sobrenomes seguidos da palavra Resumo (Exemplo: Genaro Planas Pérez Resumo.doc). Nas propriedades do arquivo .doc deve-se preencher o Título e o Autor em correspondência com o resumo. Devem ser enviados por email para o formulário web . O assunto do e-mail deve ser “ Resumo para Geociências 2021 “. Use o modelo que foi desenvolvido para o resumo (GEOSCIENCE Summary TEMPLATE 2021.dot). Os resumos devem ser enviados antes de 10 de fevereiro de 2021. 

Ao escrever o resumo, o TÍTULODeve ser justificado, em maiúsculas, fonte Arial, tamanho 12, negrito. Abaixo, dois espaços simples, justificados, o nome dos autores em alto e baixo, letra arial, itálico, tamanho 12, sublinhando o locutor e numeração em superíndice (1, 2, …) ao final de cada autor para indicar o filiação. A afiliação da obra dos palestrantes deve ser colocada em espaço abaixo dos autores, justificada, em acréscimos e apagamentos, letra Arial, tamanho 10, itálico, precedida de um número (1, 2, …), que os identifica, apenas uma vez cada instituição. O texto do resumo começará separado por dois espaços da linha anterior, redigido em espaço simples, sem recuo, justificado, fonte Arial, tamanho 10. O rodapé da figura será escrito abaixo dela em fonte Arial, tamanho 10, centralizado. 

Não escreva a palavra SUMMARY nele. Os textos, em espanhol ou inglês, com figura inserida em documento MS Word se necessário, com texto e gráfico não devem ultrapassar a página 8,5 x 11 polegadas com margens de 2 cm. A figura, em tons de cinza ou em cores, deve estar no formato .gif ou .jpg, o que minimiza seu tamanho. 

ORIENTAÇÕES PARA A ENTREGA DE RESUMOS ESTENDIDOS OU OBRAS COMPLETAS A SEREM PUBLICADAS NAS MEMÓRIAS DA VII CONVENÇÃO DE CIÊNCIAS DA TERRA 

Os resumos e artigos estendidos serão publicados no CD-ROM “Memórias de Geociências´2019”. Este CD-ROM é uma importante fonte de informação que nos permite ter à nossa disposição os trabalhos apresentados. Serão aceitas todas as contribuições, tanto orais como em pôsteres que a comissão técnico-científica aceite para serem expostos em qualquer um dos eventos incluídos na Convenção, bem como outros que não serão apresentados no evento por falta de capacidade, mas sim para decide-se a sua importância publicá-los, que serão comunicados a cada autor. Os artigos para publicação podem ser artigos completos ou resumos estendidos.

Aqueles que desejam publicar seus trabalhos devem submetê-los antes de 1º de março de 2021 . Nenhum artigo será aceito após esta data. 

Os autores das contribuições devem editar seus artigos seguindo as diretrizes gerais de preparação ou regras apresentadas neste documento. Os textos devem ser entregues em formato digital Microsoft Word com as figuras inseridas e previamente salvas em formato .gif ou .jpg. As ilustrações podem ser em tons de cinza ou coloridas. Nenhum cabeçalho “cabeçalho” ou rodapé deve ser colocado, pois este espaço será utilizado pelo editor para indicar o evento e outros dados.

Uma apresentação não deve exceder 2 Mb. Você deve tentar manter o formato o mais simples possível, sem adicionar macros ou formatos ocultos. Todos os trabalhos devem ter sido aprovados pelo conselho científico, conselho técnico, ou pela direção da instituição, e devidamente autorizados por esta nos casos necessários. A Convenção e o SCG não são responsáveis pelo conteúdo das apresentações. As contribuições que não atenderem aos requisitos serão eliminadas automaticamente e sem reclamação dos autores.

FORMA DE ENVIO 

Após comunicada a aceitação da contribuição para o evento, esta será enviada através do formulário web abaixo . O arquivo deve conter o nome e sobrenome do autor, seguido da palavra trabalho (Exemplo: José García López Trabajo.doc), no assunto do e-mail deve constar ” Trabalho para Geociências 2021 ” 

REGRAS GERAIS DE PREPARAÇÃO DA OBRA 

Este documento foi redigido na forma de contribuição para servir de exemplo na edição de contribuições. Vale esclarecer que as obras devem, sem falta, ser exaustivamente revisadas pelos autores para eliminar erros gramaticais e ortográficos. O comitê editorial não corrigirá os textos quanto à gramática ou ortografia e, se apresentarem muitos erros, não serão aceitos. 

O TÍTULO DO TRABALHO TIPO DA CARTA “ARIAL 14”, EM NEGRITO COM ALINHAMENTO JUSTIFICADO. O TÍTULO NÃO DEVE EXCEDER TRÊS LINHAS, SEM UM PONTO FINAL

José García López (1) , Juan Hernández Fernández (2) e Alberto Rodríguez Álvarez (3) 

Após espaço os autores, justificados, Arial 12, negrito e itálico (itálico). O palestrante sublinhado, se for de mais de uma instituição, marque com números no super índice como no exemplo. 

1. Instituto de Geofísica e Astronomia, Calle 212 No 2906 esq. A Ave 29, La Lisa, Cidade de Havana, Cuba. ZIP 11 600, E-mail: garcia@iga.cu

2. Instituto Superior Politécnico “José A. Echeverría”, Calle 124 s / n, Marianao 15, Cidade de Havana, Cuba, E-mail: hernandez@yahoo.com

3. Museu Nacional de História Natural de Cuba, Obispo # 61, Plaza de Armas, Havana, Vieja, Cidade de Havana, Cuba, E-mail: rodriguez@mnhnc.inf.cu 

Após um espaço, os endereços das instituições a que pertencem os autores, precedidos do número correspondente, justificados, em Arial 10, itálico, sem deixar espaço entre um e outro. 

RESUMO (Dois espaços e a palavra RESUMO, arial 12, maiúscula, negrito, alinhado à esquerda) 

Espaço da palavra Abstract em no mínimo 100 palavras e no máximo 250, em uma única linha, sem deixar uma linha entre os parágrafos. Letra Arial 10, justificada, sem recuo, o conteúdo deve refletir o estado da matéria ou hipótese de partida, os materiais e métodos utilizados e principalmente os principais resultados. 

RESUMO (um espaço e a palavra RESUMO, letra arial 12, maiúscula, negrito, alinhado à esquerda) 

Um espaço posterior e seguindo as mesmas orientações do resumo em espanhol, um resumo em inglês. Todos os artigos incluirão ambos os resumos.

CORPO DE TRABALHO 

APÓS DOIS ESPAÇOS, O CORPO DE TRABALHO COMEÇA COM O TÍTULO. PARA TODOS OS TÍTULOS DE MAIÚSCULA (INTRODUÇÃO, MATERIAIS E MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, BIBLIOGRAFIA) SERÁ USADO O MESMO TIPÓGRAFO. ARIAL LETRA 12, MAIÚSCULA, EM NEGRITO, ALINHADA À ESQUERDA. 

Todo o texto da carta de trabalho Arial 11, espaçamento simples, justificado, espaço entre parágrafos. Deixando também um espaço após os títulos, entre tabelas e figuras com o texto. Caso fosse necessário utilizar qualquer outra legenda, seria Arial 12, tipo sentença, em negrito, alinhado à esquerda. 

Outras regras gerais 

Formato : Cada trabalho deve ter no mínimo 4 páginas, formato carta (21,59 x 27,94 cm. Ou 8,5 x 11 polegadas), estabelecendo 2 cm. como margens ao redor de toda a folha, o texto em Microsoft Word (.doc), justificado, e deve incluir todo o texto e qualquer ilustração, tabelas, etc. A obra incluindo figuras, tabelas, etc., na sua versão em suporte magnético, não pode ultrapassar 2Mb. Você deve ajustar tudo para este formato de página, incluir numeração no rodapé da página, à direita 

Tabelas: Devem ser escritas com cuidado e compactadas em cada folha, de forma que não ultrapasse os limites de página estabelecidos (2 cm. De cada lado). Podem ser incluídos no texto desde que não ocupem toda a página, caso contrário serão incluídos no final do trabalho. Devem ser numeradas consecutivamente, em algarismos romanos (Tabelas I, II, III …), e devem incluir uma descrição concisa, como o título da tabela, que aparecerá em espaço antes da tabela, em fonte Arial em letra tamanho 10 , altos e baixos, alinhados à esquerda. As unidades devem ser indicadas entre parênteses no topo da coluna, ou ao longo da lateral, para não ter que se repetir em cada linha da tabela. 

Figuras: As figuras (incluem desenhos, gráficos e fotos), podem ser coloridas ou em preto e branco, devendo ser limitadas àquelas que necessariamente servem para esclarecer o objeto de estudo em questão. Devem ser incluídos no texto e numerados consecutivamente, em algarismos arábicos (Figura 1, 2, 3 ..). Antes de inserir, eles devem ser salvos no formato .gif ou .jpg, para minimizar seu tamanho e otimizar o espaço digital. Os caracteres ou símbolos usados devem ser dimensionados para garantir a legibilidade. Uma descrição concisa deve constar como legenda de cada figura, em fonte Arial tamanho 10, alto e baixo, alinhado à esquerda. Em nenhum caso a figura deve sair das margens estabelecidas (2 cm de cada lado). 

Unidades de medida: Todas as medidas devem ser expressas nas unidades recomendadas pelo Sistema Internacional de Medidas. 

Referências bibliográficas: A bibliografia deve se limitar às publicações citadas no texto, listadas em ordem alfabética, em nenhum caso, deixando recuo no segundo parágrafo, (recuo especial do francês de 0,5 cm., Arial letra 10), sem espaço entre um e outro, justificado. Alguns exemplos são apresentados para ilustrar como colocar as referências bibliográficas.

Para publicações periódicas: Autor (pelo primeiro sobrenome do autor principal e inicial do nome; o restante dos autores inicial do primeiro nome seguido do sobrenome), Ano de publicação, título do artigo, nome da publicação em itálico, colocar entre parênteses, no idioma da publicação, volume, em algarismos arábicos, algarismos entre parênteses, em algarismos arábicos, paginação precedida de dois pontos. Autor, ano. Título do artigo. Publicação (local), volume (número): paginação 

Pick, M., 1987. Sobre o cálculo das correções de gravidade do terreno na Tchecoslováquia. Studia. Geoph. et Geod., 39 (4): 245-248.

Elbaz-Poulichet, F., DM Guan, JM Martin, 1991. Traço do comportamento do metal em um estuário mediterrâneo altamente estratificado: o Krka (Iugoslávia). Mar. Chem. 32: 211-224. 

Para livros ou outros documentos : Autor (pelo primeiro sobrenome do autor principal e inicial do nome; o restante dos autores inicial do primeiro nome seguido do sobrenome), Ano de publicação, título, edição, cidade, editora, número de volumes, sim há mais de uma ou número de páginas se for apenas uma, título da série e número, anotação. Autor, ano. Título. Edição, local: editor, páginas 

Finó, F., 1950. História e técnica do livro. Em Penna, Biblioteconomia CV. Buenos Aires: Kapelusz, 132p.

Smith, G., 1989. Teorias referentes às extinções em massa no final do Cretáceo. Ph.D. tese, Universidade de Londres: 109p.

Zavala, S., 1996. A defesa dos direitos humanos na América Latina. 2. ed. Madrid: Grijalbo: 145 p. (Seleção, 4).

 Documento eletrônico:

Autor, data. Título [online]. Disponibilidade ou acesso 

Van der Hoek, B., 1998. Estudo de rochas carbonáticas: http://www.elsevier.com/locate/jstrugeo 

Posteriormente na II Circular serão fornecidas outras informações sobre o evento.

Você pode visitar os sites. http://www.scg.cu http://www.cubacienciasdelatierra.com ou http: // www.cubacienciasdelatierra. org